Super Bactéria no Feijão: Especialista Alerta sobre Mensagem que está a Circular nas Redes Sociais

Eis o que realmente se passa no feijão

  

O feijão tem vindo a subir de preço, mas agora surgiu nas redes sociais notícias de que uma super-bactéria no feijão já teria matado dez pessoas. Nas mensagens, só haveria uma maneira de matar as bactérias: deixar o grão mergulhado em água com vinagre durante 20 minutos. Até água a ferver não teria capacidade de combater as super-bactérias, dizem ainda as mensagens.

superbacteria-feijao

Serão verdadeiras as mensagens?

Segundo Eneo Alves da Silva, doutor em microbiologia de Alimentos e Higiene Ambiental, não há nenhuma super-bactéria no feijão. Nem super e nem qualquer outra. A verdade é que larvas não proliferam no interior dos grãos de feijão.

Larvas de insectos não são patogénicas, ou seja, não são tóxicas nem infeccionam. Até se forem comidas vivas, as larvas não fazem ninguém adoecer. Desde a antiguidade, muitos povos estão habituados a comer as larvas vivas de todo tipo de insecto.

O que pode acontecer é alguém ter alergia específica a algum insecto. As larvas que fazem alguém pegar alguma moléstia são parasitas do intestino, conhecidos como helmintos, e não tem nada a ver com a ingestão de feijões.

Larvas e ovos de insetos, que eventualmente se encontram nas verduras, folhas, grãos e legumes, não sobrevivem com temperaturas acima dos 74ºC. O feijão, quando em cozimento, atinge os 100ºC.

O boato sobre o feijão é antigo. Vários hospitais tiveram que emitir, no ano passado, esclarecimentos sobre a não veracidade dessa informação.

Sendo assim, tenha atenção com o que as pessoas falam ou partilham nas redes sociais. Procure sempre informar-se em fontes que tenham credibilidade.

Diz-nos se gostaste! A tua opinião ajuda-nos a melhorar!