GNR Aperta o Cerco, se tiveres ISTO no Carro tem cuidado, podes ver o teu Carro Apreendido!

Mais vale prevenir...

  

As autoridades, mais concretamente a Guarda Nacional Republicana, vai apertar o cerco aos infractores, que podem incorrer em multas a partir de 250 euros, apreensão do veículo, e à obrigatoriedade de uma inspecção do tipo B!

gnr

Com a aprovação da lei que veio permitir a instalação de películas nos vidros dos automóveis, com certas restrições obviamente, abriu-se uma porta para algumas empresas “menos honestas” que viram uma brecha na lei para dar a volta ao sistema, e como? Simples.

Além de protegerem contra o calor, este tipo de películas protege ainda contra estilhaços em caso de quebra do vidro, por exemplo em caso de acidente, mas a lei apenas permite que a opacidade das mesmas seja de 20% na dianteira, e 75% nos vidros traseiros, isto tendo sempre em conta que sejam películas com homologação.

1

2

O problema reside mesmo aí…ou a empresa instaladora é de confiança e cumpre as normas, ou então o condutor e proprietário do veículo fica em maus lençóis. Nenhum de nós tem o equipamento necessário para medir a opacidade, isto já para falar que a maioria nem sabe sequer ver se as películas são ou não homologadas, partimos do princípio que nos instalaram o material adequado no carro.

Depois há aquelas situações em que o próprio cliente pede uma película escura demais, e a empresa, sabendo que não é legal,instala uma película permitida, leva o carro à inspecção, e depois com jeitinho instala outra no lugar daquela.

As autoridades sabem dessas maroscas todas, sendo que também não basta ter o papel da homologação, para apreenderem o teu carro basta que não tenhas ainda averbado as mesmas no livrete, mesmo que tudo o resto esteja em conformidade.

3

Por isso, se tens dúvidas acerca do que tens instalado no teu carro, esta é a melhor altura para te esclareceres junto do instalador, antes que seja tarde demais…DIVULGA!