As manas Mortágua, as duas deputadas do bloco de esquerda, e impulsionadoras pela mexida no IMI, não pagam o referido imposto, pois as duas vivem em casas de amigas. Mas calma que há mais! Saiba tudo:
Uma vive numa casa de amiga e outra numa casa da família, não pagando por isso o apelidado “imposto Mortágua”, pois nenhuma delas é proprietária de habitações.
Mais, também não pagam renda, também não sendo inquilinas! Mariana Mortágua vive em casa de amiga de infância, em Campolide. De referir que o mercado de arrendamento nesta zona para um T2 varia entre 550€ e 950€ por mês. Já se encontra em Lisboa desde os tempos de estudante, nunca tendo contraído aquisição de habitação.
O mesmo sucede com a irmã, Joana Mortágua, que vive em Avenidas Novas, junto do ISCTE, num apartamento da família.
O Bloco de Esquerda já se pronunciou dizendo que todos os dirigentes e deputados do partido cumprem com todos os deveres de transparência! Até Catarina Martins, actual coordenadora do partido, é proprietária de um apartamento em Gaia, que adquiriu em 1998, tendo um crédito habitação a 40 anos, do qual faltam pagar cerca de 78 mil euros.