Vieira da Silva investiu dinheiro da Seg. Social numa empresa privada e perdeu 19 milhões de euros

Informação já foi confirmada...

  

No dia 25 de fevereiro de 2019, avançou a imprensa, que o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) perdeu 18,6 milhões de euros devido à falência de um dos seus principais investidores, a Finpro.

A empresa que faliu era também uma das maiores devedoras da Caixa Geral de Depósitos, a qual acabou por perder 23,8 milhões de euros, por deter 17,2% da Finpro. O FEFSS, por deter 10% da Finpro, perdeu os já referidos 18,6 milhões de euros, dito por outras palavras, os contribuintes perderam esses quase 19 milhões de euros.

Em auditoria ao FEFSS efetuada em 2010, o Tribunal de Contas alertou para o facto de o investimento ser “muito arriscado pela alavancagem associada”.

O investimento do FEFSS na Finpro foi realizado entre 2005 e 2007, estava em funções José Sócrates enquanto primeiro ministro, com Vieira da Silva no cargo de ministro do Trabalho e Solidariedade Social.

“Como é que é possível um ministro ter o poder de investir dinheiro do Fundo da Segurança Social (ou seja, dinheiro das pensões dos contribuintes), perder 19 milhões de euros e continuar em funções, sem que nada aconteça?”, pergunta-se nas redes sociais.

weafe

Fοnte: poligrafo.sapo.pt