Manuel Luís Goucha passou-se durante a sua habitual crónica criminal no programa das manhãs, e no nosso entender, com razão! O apresentador perdeu a paciência com o que ouviu e não se calou, pois o convidado estava a acusar as vítimas de abusos.
Goucha, visivelmente exaltado gritou “A culpa não é da mulher!”. Até este momento a conversa seguia normalmente, mas a observação de Brandão Melo tirou o apresentador do sério. Eles estavam a discutir o caso de uma menina de 12 anos que havia sido abordada por um homem de 29 anos que a tentou raptar à porta da escola. Felizmente a menina conseguiu escapar.
Brandão Melo disse que nessa idade, 12 anos, as meninas já têm corpo de mulher e que têm que ter cuidado. Até aqui, Manuel Luis Goucha estava a concordar. Só que o problema aconteceu quando o advogado proferiu as seguintes palavras: . “As raparigas de 12, 13, 14 anos têm de se conter (…) Não se exibam também. Não puxem por eles [predadores]”.
Foi neste ponto que Goucha saltou do sério dizendo: “Já estou a sair do sério. Brandão de Melo, não pode dizer a uma jovem ou a uma mulher que não se exiba para eles, desculpe lá! O homem é que tem de ter discernimento suficiente para não se deixar tentar! A culpa não é da mulher! Isso é uma desculpa! (…) A mulher pode andar como quiser!”.
grande Manuel Luís Goucha pic.twitter.com/AYr7ii2bQ3
— Ana Marta (@vasconcelosko) 5 de outubro de 2016