Dormir com a luz acesa ou TV ligada engorda, revela estudo

Risco 22% superior de sofrer excesso de peso e 33% de obesidade

  

De acordo com um estudo, dormir com fontes de luz ligadas, como TV e lâmpadas, por exemplo, aumenta em 22% o risco de ganho de peso e em 33% a probabilidade de desenvolver obesidade.

A possível explicação para esse efeito é que a incidência de luz durante a noite interfere no funcionamento do relógio biológico e, consequentemente, no metabolismo.

O estudo, publicado no periódico científico JAMA Internal Medicine, descobriu que em cinco anos, as pessoas podem ganhar, em média, cinco quilos apenas por dormirem com a luz acesa.

“Registámos um risco de 17% de ganhar esses quilos, mesmo depois do ajuste dos fatores de risco”, explicou Dale Sandler, principal autora da pesquisa, à CNN. Adicionalmente, o risco pode ser ainda mais significativo para as mulheres – o grupo avaliado especificamente pelos investigadores.

Já uma outra pesquisa, feita há 2 anos atrás, tinha mostrado que o aumento da exposição à luz durante a noite eleva em 10% o índice de massa corporal (IMC) no período de um ano. Para chegar a esta conclusão, os cientistas norte-americanos analisaram dados de 43.732 mulheres entre os 35 e 74 anos.

No final, os académicos descobriram que dormir com televisão ou luz ligadas estava associado ao ganho de cinco ou mais quilos, aumento de pelo menos 10% no IMC e a um maior risco de estar acima do peso ou obeso. Vale lembrar que IMC acima de 25 é considerado acima do peso e IMC de 30 ou mais é considerado obesidade.

Fοnte: noticiasaominuto.com