ÚLTIMA HORA: Avião da TAP salva-se com pedido de prioridade! Não tinha combustível!

Está a começar a tornar-se rotina, será para pouparem?

  

As companhias aéreas andam muito "poupadinhas" no combustível, depois dão-se as tragédias…Um avião da TAP, que estava a fazer o voo Funchal-Porto, pediu ao aeroporto de Compostela uma aterragem de emergência. Ao que tudo indica, e o que está em investigação é uma falta de combustível! Assim, de acordo com a Comissão de Investigação de Acidentes e Incidentes de Aviação Civil, está em causa o voo ter partido do Funchal com o combustível abaixo do mínimo permitido!

aviao

Pois assim que se aproximaram de Espanha, houve um contato “uma vez em contacto com aproximação a Santiago de Compostela a tripulação declarou “mayday” por emergência de combustível, uma vez que a estimativa de gestão de combustível indicava que iam aterrar com uma quantidade abaixo dos 989 quilogramas estabelecidos no plano de voo operacional como reserva final”.

Fonte oficial da TAP, assegura que cumpriram todos os protocolos, e que nunca esteve em causa a segurança do voo! Pois “A atuação dos pilotos da TAP foi exemplar e em momento nenhum esteve em causa a segurança da operação” (…) “o voo trazia mais combustível do que aquele minimamente requerido de acordo com a regulamentação internacional em vigor”.

Diz ainda a TAP que o pedido de aterragem foi declarado por imposição legal, pois “é obrigatório sempre que qualquer voo preveja aterrar com combustível abaixo de 30 minutos de voo”.

A situação também foi reportada, pois quando se aproximaram do Porto, as condições meteorológicas não permitiram a aterragem, tendo-se deslocado para Espanha, primeiro Vigo, que estaria completo e depois Compostela, onde aterraram ainda com 29 minutos de voo de autonomia disponíveis.

Diz-nos se gostaste! A tua opinião ajuda-nos a melhorar!