Novo coronavírus pode nunca vir a ser erradicado, avisa a OMS

Este vírus pode tornar-se apenas mais um vírus endémico, tal como o HIV

  

O novo coronavírus pode tornar-se endémico como o VIH, disse nesta quarta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS). “É importante colocar isto em cima da mesa: este vírus pode tornar-se apenas mais um vírus endémico nas nossas comunidades, e pode nunca desaparecer”, disse o especialista em emergências da OMS, Mike Ryan, em conferência de imprensa virtual.

Sem se referirem a datas, Mike Ryan explicou que o mundo tem algum controlo na forma como lida com a doença, embora seja um “grande esforço”, mesmo que haja uma vacina — meta que descreveu como difícil de atingir.

O especialista observou ainda que existem vacinas para outras doenças que ainda não foram erradicadas, como o sarampo. Já o director-geral da OMS referiu, na mesma conferência de imprensa, que “está nas nossas mãos e é da responsabilidade de todos, e todos nós devemos contribuir para pôr fim a esta pandemia”.

Questionado pelos jornalistas sobre a questão das fronteiras, Mike Ryan disse que não considera haver grandes riscos na abertura de fronteiras terrestres entre dois países que tenham o mesmo tipo de gestão da doença, avisando que “é mais complexo” abrir as fronteiras aéreas.

wagegws

Fοnte: publico.pt