Governo culpa quem vai para a porta antes de abrir, pelos atrasos no Cartão de Cidadão

Secretária de Estado diz que "vão todos à mesma hora, sistematicamente"

  

A secretária de Estado da Justiça justifica-os com o aumento da procura por causa dos utentes das lojas do cidadão, por irem para a porta dos serviços quando estes ainda estão encerrados.

Na resposta a uma pergunta dos dois deputados dos Verdes sobre os atrasos no pedido e renovação do CC, a secretária de Estado, Anabela Pedroso, aponta o dedo ao comportamento de quem precisa recorrer aos serviços e que classifica de “fenómeno”.

“Não se pode deixar de dar nota que os atrasos também são o resultado de um fenómeno próprio e específico da procura que tem a ver com o facto de a generalidade dos cidadãos optar, sistematicamente, por se dirigir aos mesmos serviços, à mesma hora – antes da abertura do atendimento ao público”, lê-se na carta remetida ao Parlamento na passada semana.

Anabela Pedroso escolhe como exemplo o balcão do Campus da Justiça para dizer que este tem registado diariamente cerca de 200 cidadãos só para pedido de CC “muito antes do início do horário de atendimento ao público, o que encerra imediatamente a entrega de senhas aquando da abertura de portas.”

atrasos-cartao-cidadao

Fοnte: publico.pt