Estudante árabe apresenta Provas Científicas de que a Terra é Plana

A reportagem dá que pensar!

  

De acordo com o que diz o Professor de Física e Astronomia Nidhal Guessoum em um artigo no Gulf News, o aluno submeteu a tese após cinco anos de trabalho. Eventualmente, ela foi enviada a dois assessores, passando assim a primeira fase de aprovações e a defesa está prevista para ser agendada em breve.

Recentemente, a comunidade educacional e científica árabe e tunisiana foi abalada quando um certo aluno de doutorado em ciências apresentou uma tese afirmando que a Terra é plana, estacionária, é o centro do universo e tem apenas 13.500 anos de idade. Como se isso não bastasse, o aluno também rejeitou a física de Newton e Einstein, a astronomia de Copérnico e Kepler, a cosmologia do Big Bang e muitos outros ensinamentos e teorias científicas.

1

Além de negar os principais modelos de atividade atmosférica e geológica e a maior parte da climatologia moderna, o aluno afirma igualmente que o Sol tem um diâmetro de 1.135 km, e não 1,4 milhões de km, e que a Lua tem uma largura de 908 km, e que ambos corpos celestes estão 687 e 23 vezes mais próximos do nosso planeta, respectivamente.

2

A tese também diz que existem 11 planetas e que há um número limitado de estrelas. Além da apresentação da tese, foi publicado também um artigo sobre o geocentrismo em um jornal com referências duvidosas, mas não há link para o mesmo apesar de Nidhal dizer que ele está disponível para a leitura on-line.

Enquanto isso, alguém vazou uma cópia do paper para o ex-presidente da Associação Astronômica da Tunísia, que sem poder acreditar no que lia, publicou no seu Facebook as conclusões gerais da tese. Muitos consideraram as afirmações escandalosas já que a tese rejeita explicitamente a ciência moderna.

3

Alguns, no entanto, estão perturbados pelo fato de que ele não vem de um clérigo obscurantista, senão que foi feito por um estudante de doutorado em ciências e seu supervisor ocupa um cargo de professor, que é o mais alto no meio acadêmico. Supostamente, segundo alguns sites franceses, seu nome é Jamel Touir.

Muitos estão também criticando a tese por seus inúmeros erros gramaticais, referências medíocres, argumentos científicos insignificantes. O paper está sendo classificado como “falso e predatório”, um daqueles que não faz revisão por pares e que basta apenas pagar para ser publicado rapidamente, sem nenhum escrutínio paritário de um ou mais especialistas.

4

Na verdade a teoria da terra plana está fazendo um retorno triunfal nas mídias sociais. Em tempo de Fake News não é por acaso que a cada dia temos mais conspiranóicos na rede. Digite “flat earth” no Google e ele devolverá mais de meio milhão de resultados. Digite os mesmo termos no Youtube e olhe a Serp com mais de 700 mil vídeos.

PS: Há reais possibilidades de que esta história seja um boat0 ou que pelo menos tenha algumas meias verdades. O documento realmente existe, mas não foi feito por um aluno, mas sim por uma aluna chamada Amira Kharroubi, cujo consultor é Jamel Touir.

Diz-nos se gostaste! A tua opinião ajuda-nos a melhorar!